fbpx

Tipos e Classes de Extintores

Tipos e Classes de Extintores

Quando um incêndio se inicia, qual é a primeira coisa que você procura ao redor? 
Um extintor de incêndio, correto? Para combater princípios e focos de incêndio, existem vários tipo de extintores. Cada um deles serve para uma determinada classe de incêndio, pois sabemos que os materiais combustíveis possuem características diferentes um dos outros.

Mas, quais são essas classes? 

Existem 5 classes diferentes de incêndio:

 – Classe A
Os incêndios classificados como A são os causados por materiais sólidos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc. A principal característica deste tipo de fogo é deixar resíduos, como carvão e cinzas.

 – Classe B
São classificados dessa forma os incêndios causados por materiais líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se tornam líquidos. Alguns exemplos são gasolina, querosene, óleo, parafina, tintas, graxas etc.

 – Classe C
A classificação C é recebida quando há envolvimento de equipamentos elétricos que estejam energizados. Alguns exemplos são geradores, quadros e cabos de força, computadores, transformadores etc.

 – Classe D
A classe D diz respeito a fogos causados por metais pirofóricos. Ou seja, metais que em partículas finas pode entrar em combustão facilmente. Alguns exemplos são zinco, titânio, urânio e lítio.

 – Classe K
Os incêndios de classe K são os que ocorrem com incidência de óleo de cozinha e gorduras. Geralmente acontecem com fritadeiras, grelhas, assadeiras, frigideiras e equipamentos onde essas substâncias atingem altas temperaturas.

Sobre o Autor

Rebeca Nascimento administrator

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!