Um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) é um documento de segurança elaborado seguindo requisitos e normas estaduais para prevenir e impedir a expansão de focos de incêndio.
Um dos requisitos básicos de segurança para edificações é a existência de um projeto de combate a incêndios.
O projeto nada mais é do que o documento que registra todas as medidas de segurança para prevenção de incêndio presentes no local. Ele deve ser realizado para prevenir o acontecimento de fatalidades e expansão de focos de incêndio, controlando e reduzindo eventuais danos.
Projeto de combate a incêndio: para que serve?
O Corpo de Bombeiros, independentemente do estado, exige que todos os imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, que possuam mais do que uma família morando atendam às normas de combate e proteção contra incêndios. O objetivo deve ser promover a segurança das pessoas e do patrimônio no local.
Além de fazer o resgate no caso de acidentes e eventuais focos de incêndios, o Corpo de Bombeiros também é responsável por fiscalizar os imóveis e conceder o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O AVCB é uma certificação que atesta que o local possui as condições necessárias de segurança em situações de risco.
Para que o AVCB seja concedido, é preciso, primeiramente, que o projeto de combate a incêndio seja apresentado pelos responsáveis do edifício. O projeto também será essencial para que o mesmo possa dar entrada no Habite-se, regulamentação junto à prefeitura da cidade que indica que o local é seguro para habitação.
Qual a importância do projeto de combate a incêndio?
Além de garantir conformidade com as regulações locais e conseguir autorização para funcionamento do edifício, a elaboração do projeto de combate a incêndio também tem como objetivo:
O que deve constar no projeto de combate a incêndio?
Até meados dos anos 80 as exigências eram limitadas aos extintores, sinalizações e hidrantes. Hoje, o Corpo de Bombeiros avalia esses e muitos outros detalhes no projeto de combate a incêndio.
Para que o projeto seja apresentado aos Bombeiros, é necessário que alguns documentos sejam anexados ao protocolo. São esses:
Com os documentos prontos, o requerente deve apresentar o projeto para análise junto ao Corpo de Bombeiros do seu estado.
No Estado de São Paulo, por exemplo, o prazo de análise é de até de 30 dias, mas cada região possui um prazo médio e é necessário o requerente acompanhar presencialmente ou pela internet a evolução o processo.
Caso o projeto de combate a incêndio seja reprovado, o Corpo de Bombeiros emitirá um documento com todas as adequações exigidas e esse procedimento se repete até que o projeto seja liberado.
Ter um PPCI aprovado é essencial para a segurança de todos na edificação.
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